Como ter sucesso fazendo coisas que Odeia #03
9 de junho de 2020
Não pense que vou te dar o passo a passo para ser feliz no trabalho ou no curso que você odeia. O que eu quero é fazer você sair da sua zona de conforto.
E como nós gostamos da famosa zona de conforto, êee lugarzinho bom! Sem trabalho, sem preocupações, sem desafios, sem questionamentos…
A zona de conforto foi excluída há muito tempo do meu dicionário, eu tenho pesadelos e fujo dela o tempo todo.
Entendo que é parte do ser humano se conformar e aceitar a realidade em que ela vive – entendo sim, mas não compreendo.
As pessoas acabam acreditando que não podem melhorar, olham aquele “cara” de sucesso e se rebaixam, acham impossível chegar próximo ao “nível” dele, e quando veem uma zona de conforto na sua frente, agarram com unhas e dentes.
Sempre fui um questionador, gosto de ir contra a manada desde que me lembro por gente.
Desconfie quando muitas pessoas estão indo para um lado, pode ser uma armadilha!
Não podemos fazer o que amamos sempre
Ouvimos o tempo todo para fazermos coisas que nós amamos, no trabalho principalmente. É aquele papo de esquecer o dinheiro e priorizar a felicidade.
Concordo, em partes.
É legal a ideia de fazer o que gosta e ser feliz para sempre, mas sabemos que não é bem assim.
Ter esse pensamento de felicidade absoluta pode frustrar as pessoas, e por muito tempo eu estive atrás dessa tal “felicidade”, seja na faculdade ou no trabalho.
Isso me ajudou a ficar inquieto, mudando de curso várias vezes e saindo da empresa que eu trabalhava para construir meu negócio online.
Quando eu parei de ouvir interferências externas e começar a me ouvir, o rumo da minha vida foi se acertando.
E acho que isso não teve relação com minhas escolhas, pois ainda tinha muitas dúvidas quando escolhi Marketing, mas como fui EU quem escolhi, acabou dando certo, até porque ninguém conhece você mais do que você mesmo.
Tá bom, mas e o que isso tem a ver com fazer coisas que você odeia?
Fazer coisas que odeia é necessário
Porque sacrífico e dedicação são muito difíceis.
Em outubro de 2019, tomei a decisão de pedir demissão do meu trabalho e seguir meu caminho por conta própria e assim o fiz.
Achei necessário sair da empresa porque conciliei por muito tempo o trabalho com meu negócio online. Quem passou por isso sabe como é desgastante fazer esse “turno duplo”.
Sou um autodidata nato, e sempre estudei bastante pós expediente. Me sentia preparado para construir meu negócio, mas dividia minha dedicação em dois trabalhos.
E irmão, nada dá certo se você só dedicar 50% de sua capacidade.
Essa foi a primeira coisa que eu odiava. Trabalhar em dois turnos te quebra mentalmente e fisicamente, mas foi necessário! Estaria no meu trabalho até hoje se não fizesse isso.
Minha saída foi no começo de outubro, mas meu planejamento era sair no final do ano.
E só sai, porque já tinha juntado uma grana pra me manter por um tempo. Tenho certeza que foi na hora certa, pois meu cansaço tinha chegado no limite.
Cara, me dediquei como um louco e continuava batendo na trave, mas comecei finalmente a me estabelecer na virada do ano, um pouco antes do Natal.
E como consegui acertar?
Fazendo coisas que eu odeio.
Ou você acha que eu gostei de trabalhar todo fim de semana?
Você não acorda todos os dias disposto, pois a rotina diária também cansa. E o X da questão é exatamente esse: Você só vai ter mais sucesso que os outros se fizer coisas que odeia.
Fazer só coisas que gosta é absolutamente mentira e inútil a longo prazo.
Cada vez que fizer algo que não gosta, você estará se superando, saindo da sua zona de conforto. Entenda isso e com o tempo a satisfação de se superar vai compensar todo esforço.
Trabalhe a sua mente (Mindset)
Durante os dias que estou mais cansado e sem saco, são exatamente os dias que mais me forço a meter a cara, estudar e trabalhar – sem desculpinhas, sem deixar para depois.
E nesse ponto, a rotina é fundamental. Tenha anotado suas atividades diárias para evitar a procrastinação e gerar compromisso. Sem isso, você vai ser pego constantemente se matando nas madrugadas e ferrando sua saúde.
Falo principalmente para quem estuda e trabalha em casa como eu – repito, rotina é fundamental!
Quando eu supero um dos dias ruins, no outro dia eu me sinto um cara foda. E com o tempo, fica cada vez mais fácil superar esses dias.
Experimente tomar mais conta da sua trajetória e ser mais independente. Sim, isso é um texto de autoajuda e sei que muita gente acha idiota. No entanto, quando falo da minha experiência, de como eu construí e estou construindo minha vida, é com intuito de ajudar as pessoas a refletir.
Meus textos vão sempre procurar trazer algum tipo de cultura e/ou aprendizado para as pessoas, e garanto que este é um dos mais importante. Quem absorver o que foi dito aqui, certamente me agradecerá depois.
Outra coisa é ter paciência, pois a busca por resultados rápidos frustra as pessoas e é uma ilusão.
Acredite, os fracassos são sempre maiores que os sucessos, o diferencial é como você lida com isso. Ou chuta o fracasso para longe e segue em frente ou senta e chora.
_ _ _
E aí? Qual foi a última vez que você fez algo que odeia? Manda lá nos comentários.
_ _ _
Por TIAGO VALENTE.
www.linkedin.com/in/tiagovalentetheodoro/
Digita e Posta #03