Produzir conteúdo só é difícil se você não possuir as ferramentas certas para isso.
A internet nos dá uma gama de programas, aplicativos e redes sociais que facilitam o seu trabalho. E tudo de graça!
Abaixo, mostro algumas das que eu mais utilizo.
Answer The Public
Esse site gringo te dá direito a duas buscas por dia, o que já é o suficiente, pois cada busca te dá uma infinidade de combinações.
Antes de fazer a busca da sua palavra-chave, não se esqueça de selecionar o país e língua.
Não pesquise por muitas palavras juntas, tente por palavras únicas do seu nicho para ter resultados mais variados.


O Answer the Public ainda te dá temas relacionados com cada letra do alfabeto.

Keywords Everywhere
Essa ferramenta é uma extensão do google chrome. Muito útil para usar no instagram.
Quando você instala a extensão do chrome, surge um botão de # no instagram (se for aberto em um navegador do pc), se você clicar na #, ela te direciona para uma página de buscas da ferramenta, lá você pode achar hashtags relevantes de acordo com a palavra-chave que você procurou. Ela inclusive te dá o volume de postagens de cada uma.
Baixe a extensão através do link www.keywordseverywhere.com


Ubersuggest
É uma das ferramentas que uso a mais tempo. Ela já foi 100% gratuita, mas hoje tem algumas funções pagas, e mesmo assim, temos 3 buscas diárias liberadas para fazer.
Ela te dá a opção de buscar um domínio de site ou palavra-chave.

Se usar um domínio do concorrente, poderá ter as páginas e palavras-chave mais relevantes que ela possui ranqueadas no google.
Se buscar a palavra-chave, você verá em quais sites ela aparece e é mais relevante, e o volume de buscas do google e de palavras relacionadas a ela.
Outra opção legal é instalar a extensão do Ubersuggest para o google chrome. Aparecerão opções de palavras para cada busca que fizer no google.

Youtube
É uma ferramenta de buscas como o google, e o que eu gosto nela é a utilização dos filtros.
Busque os vídeos mais vistos do seu nicho, e utilize a “data de upload” para filtrar, pois nem sempre os vídeos mais vistos há 6 anos, serão os mais vistos agora.
Ótimo para descobrir os vídeos com conteúdos mais engajados.

Pouca gente sabe, mas o Pinterest também funciona como uma ferramenta de buscas.
É um google, só que com imagens (agora possui vídeos também).
Até a minha mãe, que não é ligada em redes sociais, utiliza a plataforma para fazer suas buscas.

Wikipedia
Para mais ideias de conteúdo, faça a pesquisa no google de sua palavra-chave com a palavra “wiki” em sequência.

Clique na página do wikipedia e logo no começo, você verá o “índice”, o sumário da página, que já te dá algumas ideias.

Outra parte interessante é o “Ver também”, que fica no fim da página.
Nem toda a palavra que está no wikipedia te dará essa opção, mas se tiver, ela te dá sugestões de termos da sua palavra que são relevantes e possuem páginas no wikipedia, portanto, você pode entrar em cada uma e verificar o “índice” e o “ver também” desses novos termos.
Google Trends
É uma ferramenta do google que é usada principalmente para você visualizar o volume de buscas das palavras.
Ela também serve para ideias de conteúdo. Cada busca de palavras te dá “Pesquisas relacionadas” a ela, com as pesquisas mais relevantes do momento.

Gerador de Ideias
Digite sua palavra e tenha um extenso número de opções de títulos.
Útil, fácil e simples de usar.
Acesse pelo link www.pinkfire.com.br/gerador-de-headlines

O google não serve só para pesquisa, é uma ótima ferramenta também para ter ideias de conteúdo!
Em toda busca que fizer, ela te dá as “Pesquisas Relacionadas” embaixo da página, mas são poucas opções.

Para mim, a melhor forma de aproveitar o google é a parte de “As pessoas também perguntam” que aparece sempre no começo da página,
Aparecerão algumas perguntas relacionadas a sua palavra-chave, e a cada clique que você fizer em uma delas, novas perguntas aparecerão.

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Confira posts sobre produção de conteúdo no instagram @digitaeposta
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Por TIAGO VALENTE.
linkedin.com/in/tiagovalentetheodoro/
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