Por que você deve ter um Rabino na sua vida? #02

9 de junho de 2020

Rabinos

Apesar de ser um admirador da cultura Judaica, me considero um ignorante da maior parte de sua história, e nem me atrevo a escrever algo muito profundo sobre eles neste artigo.

No Brasil, por termos o catolicismo em sua maioria, adquirimos o costume de taxar os Rabinos como se eles fossem uma espécie de Padre dos Judeus, e talvez até tenha uma leve semelhança, mas vai bem além disso.

Os Rabinos são mais abrangentes, falam sobre o nosso cotidiano e nem sempre levam para o lado religioso, tornando para mim (que sou católico), algo muito interessante.

A maioria dos Padres (não vamos generalizar), acabam se limitando um pouco com explicações religiosas e divinas para tudo.

Diria que os Rabinos são como filósofos professores, eles possuem uma visão aguçada e diferente para vários tipos de assuntos e passam diversas lições, não só de cunho religioso.

Não que os Rabinos sejam menos religiosos, eles conservam suas tradições com todo rigor, mas eles descrevem melhor a vida como ela é.

Por um lado histórico, entendo que os católicos passaram a ser criados com o intuito de conversão de novas pessoas ao catolicismo, já para os judeus, um povo que foi tão perseguido, o mais importante é espalhar o judaísmo para as pessoas como manutenção de sua história.

Minha intenção não é comparar religiões, até porque o Judaísmo foi o berço do Monoteísmo, que é a adoração de apenas um Deus – o mesmo dos Cristãos e dos Islâmicos – o que difere na verdade, é a visão que cada religião tem sobre Deus.

Rabinos para Acompanhar

São dois Rabinos que eu acompanho: David Weitman, que é belga mas foi mandado ao Brasil há muitos anos para disseminar o judaísmo, que é o típico Rabino que nós imaginamos, com sua barba grisalha e longa, óculos, como um sábio que vemos nos filmes.

O outro se chama Rabino Dudu, que é exatamente o oposto desse estereótipo, que é bem mais jovem, mas igualmente sábio, e possui uma tremenda força nas redes sociais.

Assistam os vídeos dos dois no Youtube, garanto que vale a pena, é um poço de conhecimento e seus ensinamentos geram uma reflexão interna incrível.

Apesar de idades bem opostas, ambos possuem mentes abertas e comentam sobre todos os assuntos.

Por exemplo, temos vídeos do David falando sobre veganismo e o Dudu com seus vídeos de “Cabala” que significa, resumidamente, os ensinamentos do ponto de vista dos Judeus: vídeos da “Cabala do Coringa”, “Cabala da La Casa de Papel” e até a “Cabala do Mimimi”.

Acho que todos admiramos a sabedoria, e a população brasileira não conhece muito sobre Rabinos e a cultura Judaica.

Se você quer algo para te fazer pensar, tenha um Rabino na vida.

_ _ _

Deixe nos comentários a opinião de vocês.

Segue abaixo alguns links de vídeos para conhecerem um pouco sobre eles.

No Youtube eles possuem um conteúdo de altíssima qualidade.

Assista o canal do Dudu Rabino Clique Aqui

Assista o canal do David Weitman Clique aqui

Eles também deram ótimas entrevistas na rádio Jovem Pan que é interessante para conhecer um pouco da história individual de cada um.

Assista Dudu Rabino em 2019 Clique Aqui

Assista David Weitman em 2016 Clique aqui

Assista David Weitman em 2017 Clique Aqui

_ _ _

Posteriormente, vou lançar uma segunda parte sobre o tema, mas trazendo algo menos leve, um texto sobre a comunidade Judaica ultraortodoxa de Hassídicos que vivem no Brooklyn, New York. Mostrarei como acabei conhecendo por acaso essa comunidade.

Se tiver curiosidade, dá um search no Google. 

_ _ _

Por TIAGO VALENTE.

www.linkedin.com/in/tiagovalentetheodoro/

Digita e Posta #02

Deixe seu Comentário: