Como se Planejar para 2022 com o Trello #10

3 de janeiro de 2022

Em 2021, meu planejamento foi baseado em Metas Macro e Micro. As Metas Macro eram os objetivos finais, e as Micro eram as metas que eu deveria cumprir para atingir esses objetivos.

Acredito que quanto mais esmiuçarmos as metas, maiores as chances de concluirmos o planejamento.

Essas metas bem divididas te dão um norte para onde seu foco deve ir, e evitam que você fique do tipo, “Meu objetivo é esse, mas o que eu devo fazer primeiro? Qual o próximo passo?”

Planejar para mim é fundamental para não passar o ano no “automático”. Sempre tento ser o mais ousado possível, porém não coloco metas mirabolantes.

Se você nunca se planejou ou traçou metas para seu ano, é importante ir devagar e colocar objetivos mais simples, e com o tempo, aumentá-los.

Isso evita que você se frustre no primeiro objetivo não alcançado e jogue seu planejamento para o alto.

O que mudei para 2022?

Eu sou o cara das metas mirabolantes, confesso, muito porque tenho muitas ideias, e acabo querendo aplicar todas ao mesmo tempo com o mesmo empenho, e infelizmente, isso é humanamente impossível. Só existe um Tiago e o dia tem 24 horas.

Para evitar metas inatingíveis, busquei planejamentos trimestrais este ano, com total flexibilidade para mudar, acrescentar tópicos, ou excluir. Pretendo fazer uma avaliação ao final dos trimestres e redefinir meus passos se necessário.

A gente sempre acha que pode, mas vai por mim, na hora de colocar em prática é que sentimos o quão difícil é manter tudo em andamento.

Nada será fácil, é claro, mas digo que a frustração é muito complicada de lidar. Por isso, acredito que essa mudança para 2022 vai ajudar a me manter mais disciplinado e empolgado com meus projetos.

Outras mudanças para 2022

Fiz outras mudanças sutis no meu planejamento, e acredito serem de mais ajuda para quem trabalha em home office.

A primeira coisa, foi incluir uma regra (UMA LEI!) durante meu horário de trabalho. Não consumir nada que não seja relacionado aos meus projetos.

Meio óbvio, não é?

O que acontece é que nos distraímos muito com redes sociais ou navegando em sites e vídeos do youtube.

Apesar de não ser um cara que fica pendurado nas redes sociais, acontecia, volta e meia, de perder um tempinho procrastinando no instagram ou em alguma conversa de whatsapp.

No youtube é onde mora o perigo. Não é nada incomum cairmos em vídeos aleatórios que acabamos assistindo sem nem saber o porquê.

O que mais me atrapalhou em 2021 foram os podcasts, que eu adoro. Trabalho com produção de conteúdo, e podcasts são péssimos para concentração. Escrever um texto e ouvir uma conversa não são coisas que recomendo fazer ao mesmo tempo.

Nem conseguia escrever os conteúdos direito, e nem conseguia absorver o conteúdo da conversa. Então, para 2022, podcast só depois do trabalho.

A única coisa que eu consumo e me ajuda a pensar são músicas, de diferentes tipos. Para mim funciona muito!

Eu crio variadas playlists privadas no youtube e coloco para escutar o tipo de som que estou a fim no dia.

Por que usar o Trello?

Não que eu tenha usado diversas ferramentas de planejamento, mas o Trello me conquistou e uso ela desde sempre, pela simples usabilidade e personalização. A plataforma é bem flexível, você monta o planejamento da forma que quiser.

Tenho uma conta no Trello para cada projeto e uma conta principal, onde está meu planejamento para 2022.

O Trello funciona com a criação de listas e cartões.

Crio uma lista com um título. Abaixo dela, crio os cartões que funcionam como os tópicos dessa lista.

Por exemplo: Fiz um planejamento de minha rotina diária. Criei 5 listas, “Segunda”, “Terça, Quarta e Quinta”, “Sexta”, “Sábado” e “Domingo”. Os cartões neste caso, representam os horários dos dias e os afazeres. Terça, quarta e quinta eu faço as mesmas atividades, por isso representam uma lista só.

É importante dizer que não coloco apenas tópicos relacionados ao meu trabalho, coloco do dia inteiro. Da hora que acordo até a hora de dormir.

Após o expediente, coloco um cartão de “tempo livre”. Essa é uma regra que criei de ficar livre após completar tudo, ou seja, quanto mais rápido fizer, melhor, e isso me ajuda a evitar procrastinar.

Separo 2 horas do meu dia para correr e ir na academia, em horários fixos distintos. Tento também almoçar sempre por voltar de meio dia.

Outra coisa peculiar da minha rotina é a leitura.

Acrescento intervalos de 30 minutos durante o dia para leitura de no mínimo 10 páginas de um livro, e ao fim do dia, com essa prática, consigo ler cerca de 60 ou 70 páginas. Coloco os intervalos em horários estratégicos, do tipo, após a corrida, ou antes e depois do almoço, depois da academia…

Ano passado, fiz essa tática lendo 10 páginas de 1 em 1 hora, e realmente a leitura fica gostosa e rápida, mas quebra muito o ritmo de trabalho, portanto, resolvi adotar o esquema acima.

Lembrando novamente que toda essa rotina diária é para o primeiro trimestre. Ela será revisada e eventualmente modificada caso ache necessário.

Outras Listas

Algumas listas que achei necessárias para esse ano são as “Regras”, onde coloco um cartão da revisão trimestral e também da proibição de consumir conteúdos não relacionados ao trabalho.

Criei também as listas de metas macro do 1º e 2º trimestre. A do 1º, eu inclusive incluo o mês e semana em que a meta deve ser cumprida. A do 2º, coloco o que pretendo começar a fazer, mas não são metas fechadas, pois dependem muito do andamento do 1º trimestre.

Uma última lista que gosto de ter é a de “ideias”, onde basicamente jogo tudo que acho interessante e deixo lá para não esquecer.

Uso das Etiquetas Coloridas

O Trello possui uma função chamada Etiqueta, que pode ser adicionada em cada cartão da sua lista.

Essas etiquetas são coloridas e dão uma vida no seu planejamento.

Eu gosto de deixar os projetos macros e micros com etiquetas vermelhas. Assim que termino um projeto, troco para etiquetas verdes. Isso te dá uma ótima sensação de progresso.

Coloco etiquetas azuis nos cartões das regras, apenas para dar destaque.

Uma automatização que acho excelente do trello é a mudança de cor de etiqueta automática.

Essa função eu uso no trello de cada projeto. Crio uma lista de “Atividades Pendentes”, e automatizo para que cada cartão adicionado nessa lista, fique com etiqueta vermelha. Faço o mesmo com a lista de “Atividades Concluídas”, onde a etiqueta muda para verde.

Os cartões são flexíveis e você pode arrastá-los entre as listas. Quando for concluindo as “atividades pendentes”, é só arrastar para lista de “atividades concluídas”. Fazer isso é simples e também te dá uma sensação boa de progresso. Adoro ver a lista vermelha ficando menor que a verde.

Como será 2022?

 Gosto de sentir que tenho o controle do que será meu ano, e não deixar a minha vida à mercê da sorte.

Você quer passar mais um ano no automático?

Eu sempre me renovo nas viradas de ano e quero que esse sentimento perdure até 2023, e não como algo passageiro.

Tente se planejar. Seja iniciar uma atividade física, ou ler X páginas de um livro por dia, estudar sobre algum assunto que te interessa…

Não se trata de uma disputa sobre “quem faz mais”, se trata de traçar os objetivos que quer, e definir um planejamento para isso. Não importa o quão grande ele seja, e sim se você deseja realizá-lo.

_ _ _

Gostou da dica? Deixe sua opinião nos comentários.

_ _ _

Por TIAGO VALENTE.

linkedin.com/in/tiagovalentetheodoro/

instagram.com/digitaeposta/

Digita e Posta #10

Deixe seu Comentário: