NFT é o Futuro? #77

5 de setembro de 2022

Nft é o futuro? #77

Nfts são ativos digitais únicos.

Eles ainda são vistos com desdém e como algo bobo.

Eu não enxergo assim, acredito que tudo tem o seu tempo. Essa é uma tecnologia nova que acredito no seu futuro.

Existe um programa chamado Trato Feito, que apresenta uma loja de penhores em Las Vegas, fazendo todos os tipos de negócios com variados produtos. A maioria deles, são itens raros e históricos que as pessoas querem vender, mas para saber a veracidade do produto, eles têm que recorrer a vários especialistas para validação.

Para autenticar uma camisa autografada por um grande jogador, por exemplo, a loja chama um especialista em artigos esportivos para verificar a raridade da camisa e outro em assinaturas, para verificar se a assinatura é real. Com base nas avaliações, calcula-se o preço final do produto.

O Nft pode ser um vídeo e imagem, e teoricamente, qualquer um poderia tirar um print ou gravar esse vídeo e “roubar” para si, correto?

Não é o caso, pois o Nft vem com um número de série único e original. Não há possibilidade falsificação. Não precisaríamos de especialistas para analisar e verificar que o produto é real, está tudo registrado digitalmente.

Surgiram muitas pessoas e empresas surfando no hype das Nfts e lançando diversas coleções. Elas acabaram obsoleta com o tempo, pois não tinham função alguma, eram só imagens de desenhos aleatórios.

Se você for um artista digital conceituado ou que produza belas imagens, é verdade que as pessoas podem procurar e comprar suas Nfts.

E por que iríamos comprar as Nfts/Imagens de qualquer um?

Não sei, mas isso rolou demais! Foi uma histeria coletiva, como se todos estivessem tentando adquirir Nfts de diferentes pessoas e torcendo para que valorizassem para ganhar dinheiro. Isso até ocorreu, mas muito brevemente, e após a queda de valor da moeda crypto, Etherium, que é a base da maioria dos ativos Nfts, muitos “projetos” fracos foram morrendo.

O Nft do futuro, não será apenas um ativo digital único, ele terá funções, principalmente na construção de uma comunidade em torno do seu negócio ou arte.

Pego o exemplo do Gary Vee, que possui sua coleção Vee Friends, que custa uma fortuna. Cada Nft é um desenho horrível de algum bicho e tem um grau de raridade. O desenho em si, é o que menos importa, as “figurinhas” como ele mesmo diz, também possuem utilidade para quem as tem.

Os donos possuem acesso vip para todos os eventos de Gary por 3 anos, além de várias vantagens. Ele sempre está trabalhando em cima dessa comunidade e desenvolvendo essas relações e aumentando as utilidades das Nfts.

É como se elas fossem cartões digitais vips de um grupo seleto de pessoas. Se você quiser entrar nesse grupo, terá que desembolsar alguns milhares de dólares, e ainda convencer alguém para te vender.

Ele olhou para além de ganhar dinheiro com o mercado Nfts, olhou como uma grande oportunidade.

Gary Vee, quando criança/adolescente, criou seu primeiro “negócio” com vendas e compras de cards raros de jogadores de baseball (algo forte nos EUA), e espelhou essa experiência na sua coleção, Vee Friends.

Quando ignoramos e olhamos com ironia sobre uma nova tecnologia, acabamos nos arrependendo por não termos estudado e utilizado antes.

Temos que entender o processo de maturação até chegar, no que podemos dizer, a versão final do produto.

O Nft tem um caminho longo pela frente, e eu não quero deixar de acompanhar essa caminhada.


Texto Escrito por Tiago Valente.


Leia o meu 1º E-Book: “Aprenda a Criar um Negócio Online Fazendo o que você AMA”

Deixe seu Comentário: