Seja um Especialista ou Aprenda um Pouco de Tudo #69
28 de agosto de 2022
Eu e meu irmĂŁo, gostamos muito de basquete americano (NBA).
Conversava com ele sobre o surgimento de uma nova modalidade de jogadores, que sĂŁo os especialistas.
Eles nĂŁo sĂŁo os jogadores mais talentosos, mas sĂŁo essenciais para os seus times. Eles entregam muito bem apenas um fundamento do basquete, sejam eles rebotes, marcação no perĂmetro, marcação no garrafĂŁo, passes, arremessos de 3, arremessos de 2, etc.
Por exemplo, Kyle Korver jogou atĂ© os 40 anos. No fim da sua carreira, ele entrava em quadra pouquĂssimos minutos, com o Ăşnico intuito de arremessar bolas de 3. Acabou se aposentando como um dos maiores arremessadores da histĂłria da liga.
PJ Tucker Ă© outro jogador especialista. NĂŁo Ă© um jogador tĂŁo alto, mas se tornou um exĂmio marcador, conseguindo marcar tanto os “baixinhos” quanto os “grandões”. E PJ tem um plus, ele Ă© muito bom em arremessos de 3 na zona morta, que sĂŁo os “cantos” da quadra. Apesar de veterano, ele Ă© titular de grandes equipes desde 2017, fazendo Ăłtimas campanhas, alĂ©m de ter sido campeĂŁo na temporada passada.
Os grandes jogadores da NBA, são os que mais sabem todos os fundamentos, de ataque e defesa. A diferença para os outros é que eles são especialistas em várias áreas do jogo.
Michael Jordan, além de maior pontuador da liga por diversos anos, também já foi eleito defensor do ano.
Entre ser um especialista ou aprender um pouco de tudo, é melhor as duas opções juntas.
Se tem uma área que você é bom, foque ao máximo para ser o melhor nela, mas nunca deixe de estudar o seu mercado e ter um conhecimento geral sobre tudo.
Me tornei muito bom em anúncios no facebook e instagram, porque tive muita prática, mesmo não sendo o que mais gostava.
O que eu mais gosto é escrever, e o faço rotineiramente para ficar cada vez melhor.
Nos tornar autoridade em algo, é mais benéfico do que entender sobre vários assuntos superficialmente ou de forma básica, mas para isso, não basta apenas estudar, temos que praticar, e muito!
Michael Jordan foi especialista em vários fundamentos do basquete, mas não por talento ou estudos sobre o jogo, ele treinou mais que todo mundo. É a tônica das pessoas de sucesso.
Texto Escrito por Tiago Valente.
Leia o meu 1Âş E-Book: “Aprenda a Criar um NegĂłcio Online Fazendo o que vocĂŞ AMA”