O padrão HBO de se contar histórias #08
9 de junho de 2020
No Brasil, temos o famoso padrão globo de fazer televisão, que eu particularmente não gosto, porém é algo que virou uma marca registrada da empresa.
Um padrão que eu realmente gosto é o da HBO, que hoje é conhecida muito por Game of Thrones, mas essa série é apenas mais uma das várias de sucesso que já produziram.
O que difere a HBO da Netflix, sua grande concorrente atual, é que ela escolhe melhor os seus projetos.
Foco na qualidade em detrimento da quantidade.
A Netflix tem uma produção massiva de material, algo que muitas vezes prejudica um pouco a qualidade das produções.
É óbvio que surgirão grandes filmes e séries, mas a maioria acaba sendo ruim.
A HBO tem um acervo mais limitado numericamente falando, mas a qualidade é acima da média.
Até séries que foram canceladas na primeira temporada por baixa audiência são ótimas, que é o caso de Vinyl, produzida simplesmente por Martin Scorsese e Mick Jagger.
As obras da HBO mais marcantes e mais aclamadas pela crítica são Sopranos (Família Soprano) e The Wire (A Escuta), consideradas as melhores séries já feitas. Se você acha Game of Thrones boa, espere até assistir isso!
Essas duas produções, além da qualidade, foram feitas em uma época que séries de drama ainda tinham pouco espaço na televisão.
Elas foram revolucionárias, principalmente Sopranos, que rodou de 1999 até 2006, com 6 temporadas e 86 episódios.
Família Soprano quebrou essa barreira das séries dramáticas e abriu espaço para outras, como The Wire em 2002, que ajudou a fortalecer essa qualidade.
Para se ter ideia, Sopranos levou por 17 anos o recorde de maior audiência de um episódio de série da história da HBO, com 13,4 milhões de pessoas assistindo ao vivo na TV.
Seu recorde vinha de 2002, onde ainda não existiam aplicativos como HBO Go, muito menos celulares com tecnologia para assistir uma série.
E apenas em 2019, Game of Thrones quebrou essa marca, com 13,6 milhões na TV e mais 6 milhões na HBO Go.
Algo pra lá de curioso é essa propaganda de Sopranos, com seu personagem Paulie, divulgando uma certa concorrente que ainda engatinhava na época.
Só não consegui saber ao certo a data da propaganda, mas se a série rodou de 1999 a 2006, a Netflix estava longe de chegar ao Brasil.
Se você gosta de Game of Thrones como eu, talvez esteja bravo comigo agora elogiando a HBO, mas a temporada final ruim de GOT não pode resumir uma trajetória de sucesso como a deles.
Experimentação acima de tudo
Ter um acervo mais compacto, não quer dizer que ela não tenha produções variadas.
HBO é conhecida pela experimentação:
– “Band of Brothers” é sobre guerra.
– “Vinyl” é sobre a indústria fonográfica dos anos 70.
– “Entourage” é sobre atores iniciantes em Hollywood.
– “The Deuce” é sobre o início da indústria pornográfica.
– “The Wire” é sobre o começo do uso de escutas telefônicas pela polícia.
– “Silicon Valley” é sobre uma startup de tecnologia.
– “Boardwalk Empire” é sobre políticos e mafiosos famosos.
– “Sopranos” é sobre a família de Tony Soprano e a máfia moderna em New Jersey.
Poderia ainda ter citado True Detective, The Pacific, Barry, Chernobyl, Game of Thrones, todas com temáticas ou ideias diferentes.
São verdadeiras obras de arte, então basta escolher o seu preferido e ir a fundo.
Como só gosto de falar do que realmente conheço, deixei várias séries que eu não vi de fora. Mas pode mandar nos comentários se você conhece alguma boa.
Entendo que a Netflix ainda tem um longo caminho a percorrer para atingir o nível do que a HBO faz.
Da Netflix, talvez só Master of None e Stranger Things se igualem em qualidade. Mas Mindhunter, Dark, Ozark, a ótima animação BoJack Horseman e a aclamada The Crown, que particulamente não gosto, são boas séries e com alto nível de qualidade.
Todas elas ainda estão em andamento…
Não se esqueçam que várias das suas melhores séries, como Billions, Vikings, Breaking Bad, Anne With E, Atlanta, Peaky Blinders e cia, não são produções originais da empresa.
E repetindo, se eu esquecer de algum nome pode mandar nos comentários.
Como dica, na onda de Parasita, filme da Coréia do Sul que ganhou o Oscar, vou indicar a série original Netflix e também sulcoreana Kingdom, que apesar de não ser muito falada, teve uma excelente recepção pela crítica e é incrível, para mim é uma das melhores da atualidade.
Tenho a obrigação de citar que a Netflix vem se destacando com os filmes, recebendo inclusive diversas indicações e premiações do Oscar. Algo pelo que, a HBO, ainda não é muito reconhecida.
Sou um pouco suspeito para falar, amo todas as séries que citei e Sopranos para mim sempre foi e sempre será a melhor série com o melhor ator (James Gandolfini), já feita.
Ela é tão foda, que depois de 13 anos ainda é um sucesso! Em 2021 sai o filme prelúdio da série “Many Saints of Newark“.
Algo triste foi que o ator principal de Sopranos, James Gandolfini, veio a falecer em 2013, vítima de um ataque cardíaco.
Diante das várias homenagens após a sua morte, a maior de todas virá com o filme, pois por se tratar de um prelúdio, o seu personagem Tony Soprano estará jovem e será interpretado por seu filho e também ator Michael Gandolfini.
Concorrentes investindo em qualidade
O importante é o “sarrafo” estar sempre alto, e a HBO coloca o seu nível em um lugar que obriga as concorrentes a se esforçarem para chegar perto e tentar superá-la.
A Apple e a Disney estão começando seus serviços de streaming, enquanto a Amazon Prime Video vem surpreendendo.
A Amazon com suas ainda poucas, séries originais, já emplacou 3 prêmios Emmy e 2 Globos de Ouro por Fleabag e 7 Emmys e 2 Globos de Ouro por The Marvelous Mrs.Maisel. Ambas de comédia, e ambas, sensacionais.
No momento, o valor da assinatura é de apenas R$10,00 com direito a primeiro mês grátis. Vale a pena.
Enquanto a competição cresce, a qualidade aumenta, bom para nós.
Que a HBO continue nos dando mais Sopranos, e menos últimas temporadas de Game of Thrones.
_ _ _
Comente se você assistiu algumas das séries, e podem dar dicas também, são sempre bem-vindas!
_ _ _
Por TIAGO VALENTE.
www.linkedin.com/in/tiagovalentetheodoro/
Digita e Posta #08