Como vender Produtos Físicos, Digitais e Serviços na internet #28
18 de julho de 2022
Independente do tipo de produto que você vende, os funis de vendas online são semelhantes.
Topo – Atração.
Produzir conteúdo para atrair pessoas de fora da sua bolha.
Meio – Retenção.
Produzir conteúdo que gere conexão com sua audiência.
Fundo – Oferta.
Se seguiu o funil de forma efetiva, a venda fica mais fácil e natural.
Mas como vender esses produtos? Quais ferramentas posso utilizar?
Vamos dividir os produtos em 3 categorias: Produtos Físicos, Produtos Digitais e Serviços.
1. Produtos Físicos podem ser vendidos de forma direta através das redes sociais, mas quando pensamos em escala de negócio, a demanda de pedidos se torna muito grande para ser atendida manualmente.
A opção seria a construção de um espaço online seguro, onde as pessoas pudessem preencher suas informações, como endereço e forma de pagamento, e realizar os seus pedidos sem a necessidade de ter uma pessoa real atendendo.
As plataformas mais conhecidas para lojas online são o Shopify e o Woocommerce, sendo este último, um plugin da construtora de sites WordPress.
Desenvolver um site no WordPress pode ser desafiador, e pagar uma empresa para construir para você, é caro. Acredito que a simplicidade do Shopify pode te ajudar no começo.
O Shopify é muito intuitivo e fácil de mexer. Podemos catalogar os produtos e fazer uma gestão eficiente de pedidos e estoque. Ela possui sistema próprio de pagamento e cobra uma porcentagem por venda.
O único defeito, eu diria, é o design do site, que possui somente alguns temas padrões para os usuários.
Você pode criar páginas com informações mais robustas e personalizadas de cada produto. Pense em todos os seus benefícios e como eles ajudarão os consumidores.
Um estágio final para vender mais, é investir em anúncios na internet. Você pode segmentar os anúncios para o seu nicho e região de atuação, linkando as pessoas direto para a página de cada produto de seu interesse.
2. Os produtos digitais envolvem principalmente cursos online e e-books – também já vi pessoas vendendo planilhas de gestão financeira.
As plataformas onde eles mais estão hospedados no Brasil, são a Hotmart, Monetizze e Eduzz. Você cadastra os seus produtos, coloca fotos, informações e precifica.
Cada uma possui uma taxa por transação. Eu cadastrei o meu e-book no Eduzz devido a menores taxas.
A Hotmart é a mais conhecida dessas plataformas, possuindo uma infinidade de recursos para os vendedores. Recomendo dar uma olhada, mesmo por curiosidade.
Você não precisa ter um site para vender produtos digitais, pode fazer a gestão de pedido pelas próprias plataformas, além de receber os pagamentos.
Mandar as pessoas direto para o checkout de vendas da Hotmart, não é a melhor opção estratégica de vendas.
Ter um site próprio, demonstra, além de tudo, credibilidade, e te fornece uma gama de opções estratégicas para vender seus produtos digitais.
Não pense somente em um site tradicional como conhecemos, com a home, menu, catálogo de produtos, história etc. Existe uma forma mais simples para usá-lo, que é a landing page.
A landing page é uma página limpa, sem menus e opções de navegação. Ela contém todas as informações sobre o produto, precificação, bônus + promoções (se tiver) e um botão de vendas mandando para o link da plataforma que você cadastrou o seu produto. O conteúdo dessa página deve ser extremamente informativo e moldado para vendas. Ao invés de só escrever, você também pode criar um vídeo curto falando sobre o seu produto.
Outra estratégia de venda com landing page, é através de lançamentos. Você faz uma antecipação do dia do lançamento do seu produto.
Dessa vez, a landing page vai ter conteúdos divulgando o produto e gerando curiosidade; terá uma caixa de captura de e-mails ou botão para um grupo no whatsapp e, é claro, a data do lançamento.
Você ainda não colocará preço e nada relacionado a vendas, seu objetivo será que a pessoa se cadastre em uma lista de e-mails ou grupo de whatsapp, para ser avisada do lançamento. Uma forma de convencê-las a entrar na lista, é oferecendo bônus e promoções.
Tendo a lista em mãos, seu dever agora é criar, estrategicamente, uma série de mensagens anteriores ao lançamento, que gerem curiosidade e desejo das pessoas adquirem seu produto.
No dia do lançamento, você enviará uma mensagem com o link da landing page do seu produto, com todas as informações e preços, e dentro dela, botões com links do checkout da Hotmart, para, aí sim, finalizar a venda do seu produto.
Criar uma landing page é simples pelo WordPress, basta instalar o plugin Elementor, que é muito intuitivo de aprender e usar. Existem alguns outros plugins para criar caixas de captura de e-mails e botões de Whatsapp.
Para automatizar o envio de e-mails para a lista, sugiro RD Station ou Mlabs.
Os anúncios também são interessantes para produtos digitais.
Primeiro, você pode anunciar para prospectar pessoas para sua lista.
Segundo, pode anunciar direto para as landing pages do seus produtos.
Terceiro, remarketing.
A forma que eu mais gosto de vender é por remarketing. Você pode segmentar anúncios para pessoas que já consumiram o seu conteúdo.
Você distribui o seu conteúdo através de anúncios, sem links ou menções a venda. Depois, pode criar anúncios para capturar e-mails ou vender, segmentando somente para as pessoas que consumiram o seu conteúdo.
A venda fica mais fácil por se tratar de um público que já te consumiu.
Você poderia, por exemplo, mandar anúncios de venda para pessoas que consumiram 95% ou mais dos seus conteúdos em vídeo.
Quão qualificadas são as pessoas que consomem 95% de um vídeo seu?
3. Para prestar serviços…
Eu criaria uma landing page com todas as informações sobre o meu serviço, como uma espécie de portifólio online.
Produziria conteúdo nas redes sociais e pesquisaria possíveis clientes no meu nicho e ofereceria meus serviços.
Essa abordagem mais direita e individual, deve ser personalizada de acordo com o cliente. Uma mensagem automatizada vai fazer sua taxa de resposta ser próxima a zero.
Os anúncios também, mais uma vez, entram aliados dessa estratégia de vendas.
No Facebook e Instagram, você segmenta os anúncios para eles chegarem até as pessoas. Já no Google, os anúncios só vão aparecer se a busca for igual ou semelhante a que você configurou, ou seja, as pessoas é que virão até você.
Quem procura um tipo de serviço no Google, está buscando resolver o seu problema na hora, portanto, ele tem uma chance maior de compra.
Buscar “concerto de chuveiro”, “concerto de geladeira”, “fotógrafo na cidade x”, “buffet na cidade x”, possui uma forte intenção de compra. Ele precisa daquele serviço e provavelmente vai comprá-lo em algum lugar. É investindo em anúncios que você pode estar na frente da concorrência nos rankings do Google.
Ouvi uma história de um rapaz que trabalhava com manutenção de geladeiras. Ele investia em anúncios do google, de segunda a sexta, R$200,00 diariamente. Segmentava para sua cidade e aparecia só para pessoas que buscavam no google “concerto de geladeira na Cidade X”.
Ele era o único cara que anunciava para esse serviço na cidade, trabalhava 8 horas por dia, cobrava R$300,00 por serviço e recusava clientes pela alta demanda.
*Uma última colocação.
Todos os tipos de produtos possuem diversas maneiras de serem vendidos, mas a única coisa que você não pode fugir e ignorar, é a produção de conteúdo, sendo a maneira mais interessante de se conectar e vender para sua audiência.
Talvez, o exemplo da manutenção de geladeira não precisasse de conteúdo para vender, mas se ele o fizesse, teria muito mais credibilidade e confiança por parte dos clientes, e poderia cobrar até mais caro.
Texto Escrito por Tiago Valente.
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